ORIENTAÇÕES BÁSICAS
TROCA DE ÓLEO: Quando novo, a primeira troca de óleo deve ocorrer entre 08 e 50 Horas de uso depende do modelo (veja no seu manual), as demais trocas com 200 Horas de trabalho ou 2 meses, o que ocorrer primeiro.
FILTRO DE AR: Faça a limpeza regularmente e aproveite para trocar o elemento filtrante junto com a troca de óleo.
DRENAGEM DA ÁGUA: O ar do ambiente sempre tem uma parcela de umidade que acaba se condensando no fundo do reservatório, por isso, frequentemente faça uma drenagem através do purgador que fica na parte inferior do mesmo.
PRESSÃO MÁXIMA (PMTA): Nunca use o equipamento em pressão acima do especificado.
MOTOR ELÉTRICO: Como o compressor pode ser vendido com ou sem motor elétrico, este item acaba tendo uma diferenciação com relação à garantia, pois a rede de assistentes de motores não é a mesma que faz a garantia da unidade compressora.
Normalmente, quando o motor apresenta problema, o assistente técnico da unidade compressora deve retirar e levar ao assistente de motores que emitirá um laudo confirmando ou não a garantia. Mas cabe ressalvar que a garantia é prestada de acordo com os termos do fabricante (consulte seu manual).
CHAVE ELETROMAGNÉTICA: Serve para proteger o motor elétrico da maioria dos problemas comuns à rede elétrica, como sobrecarga ou falta de fase. Ela não acompanha o compressor, pois faz parte da instalação predial. Mas é recomendável instalar pois a sua não utilização pode acarretar recusa do fabricante em conceder garantia do motor.
DOCUMENTOS LEGAIS: A Norma Regulamentadora NR-13 do Ministério do Trabalho especifica que o reservatório deve sofrer uma inspeção inicial (antes de entrar em funcionamento) realizada por profissional habilitado junto ao CREA. Ele vai fornecer um registro de segurança (laudo técnico, livro para registro de ocorrências, plaqueta de identificação e ART – anotações de responsabilidade técnica). Ele também vai indicar o prazo que esta inspeção deve se repetir (inspeções periódicas), até o final da vida útil do reservatório. Estes serviços têm um custo e não são fornecidos junto com o compressor no ato da venda, à exceção do prontuário do fabricante que segue junto com o manual.

*** Verifique diariamente o nível de óleo. ***